24 setembro 2009

A princesinha Vitória


Numa conversa com o amigo e grande jornalista Pablo Gomes relembramos de uma pauta que fomos fazer. Resolvemos então apresentar para que todos conheçam essa história!

O texto a seguir é feito pelo Pablo...


"Essa princesinha da foto é a Vitória, e vou descrever em algumas linhas a sua curta e trágica história.
Eu era repórter do Jornal Notisul, de Tubarão, há cinco ou seis anos, quando uma senhora telefonou para a redação contando que sua pequena sobrinha, de um aninho de idade, sofria de um grave problema de saúde e precisava de uma caríssima e urgente cirurgia para sobreviver.
Então, eu e meu grande amigo e fotojornalista Guto Kuerten fomos até lá. Chegando na humilde casa, encontramos a Vitória. Pequenina, linda, encantadora...
Vitória nasceu sem os órgãos genitais, e utilizava uma bolsa de colostomia ao lado da barriga para fazer suas necessidades.
Guto e eu nos olhamos e pensamos: como fotografar esse drama? Então, num lance mágico, Guto fez o que considero a mais linda e inteligente foto publicada em algum jornal que vi em toda a minha vida.
Ele “fechou” a lente no rostinho de Vitória. Simples, básico, perfeito, emocionante. Matéria publicada, comunidade chocada.
Na mesma semana, a tia da menina volta a ligar com uma boa notícia: um empresário de Tubarão pagaria todas as despesas de viagem e o tratamento de Vitória em São Paulo.
Ficamos muito felizes, pois a princesinha seria salva e poderia viver com dignidade. Logo depois, veio um feriado, e subi a serra até o município de Correia Pinto para visitar minha família.
Curti o fim de semana com meus pais e amigos e, no domingo à noite, desembarco na rodoviária de Tubarão quando meu celular toca.
Era a tia de Vitória, chorando, dando a terrível notícia de que a pequena acabara de morrer. Também chorando, telefonei imediatamente para o Guto que, como não poderia ser diferente, igualmente chorou.
Soubemos outro dia que os pais de Vitória teriam perdido o voo de Florianópolis a São Paulo e – não tivemos como confirmar essa informação -, pelo que consta, por um descuido deles, e não por problemas no trânsito ou algo alheio à sua vontade.
Justamente o atraso que acabou com a vida de Vitória dois ou três dias depois da cirurgia que era para ter sido feita e salvo a menina.
Em oito anos como repórter de jornal diário, vivi muitas emoções e produzi reportagens chocantes. Mas a que mais me comoveu, certamente, foi a que fizemos com a Vitória. E posso garantir que o Guto tem o mesmo sentimento.
Que os anjos a protejam onde você estiver, linda princesinha... "

8 comentários:

  1. Grande Materia e Grandes Jornalistas...Linda princesa!!

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei ao ler o texto do Pablo. A foto mostra a sensibilidade que você tem em seu trabalho, como a foto do indiozinho que salvei no meu computador tamanha a minha admiração.
    Carolina Carradore

    ResponderExcluir
  3. Nossa, de arrepiar. Certamente os anjos estão a protejendo.

    ResponderExcluir
  4. Mais um anjinho que está ao lado de Deus.
    Realmente muito emocionante a história!
    E parabéns a vocês meus amigos pelo gesto e pela matéria. É isso que temos que passar aos nossos filhos, respeito e solidariedade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Fiquei comovido. Realmente uma pauta inesquecível!

    ResponderExcluir
  6. Impossível segurar as lágrimas.....Linda e emocionante a história da Vitória. Parabéns, queridos jornalistas Pablo e Guto, pelo lado humano e profissional que vocês tem. É um imenso orgulho conhece-los.
    Bjus
    Schayane

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida, uma história de arrepiar (e comover)...o olhar, sem dúvida, diz tudo. Tem que ter sensibilidade para captar uma imagem dessas....a Vitória é uma vitoriosa onde quer que esteja.

    ResponderExcluir