01 setembro 2009

Dona Rosa







Conheci dona Rosa Franco de Lima numa pauta. Um encanto. Um olhar brilhante e ao mesmo tempo adormecido...pensei em muitas formas de descrever essa mulher fascinante...numa conversa com a jornalista Nanda Gobbi, parceira de guerra, ela cedeu o texto gentilmente para publicar aqui!! obrigado Nanda pelo texto e por ter compartilhado este momento!!!
"Rosa Franco de Lima não se lembra mais qual foi a última vez que saiu de casa. No alto do Morro da Caieira do Saco dos Limões, na região Sul da Capital, tem dificuldade para caminhar e, principalmente, subir os mais de 100 degraus que dão acesso à sua casa. Em uma cadeira na porta da cozinha, passa os dias sentada. Mastigar grãos crus de arroz é seu passatempo.
Além das dores que sente no joelho esquerdo, consequencia de uma paralisia infantil, e da hipertensão, Rosa ainda convive com o alcoolismo do marido. Como o casal não teve filhos e seus irmãos vivem em outro Estado, a evangélica de longos cabelos grisalhos prefere deixar o cartão da aposentadoria com as irmãs da igreja Universal.
_ É mais seguro do que em casa _ explicou.
Com tantos problemas, ela confessa que a cada dia está com menos apetite. Pior, Rosa depende do companheiro para abastecer os armários e as panelas do fogão.
__ Acho que tô com a depressão do choro _ admitiu com os olhos marejados.
Na sua boca faltam muitos dentes e Rosa nem se dá conta que a condição influência suas escolhas na hora de se alimentar. Macarrão é uma das comidas prediletas. Por dia, ela faz poucas e irregulares refeições. Algumas laranjas e arroz e feijão. E muitos golinhos de café. Apesar do sobrepeso, ela sente-se fraca e quer emagrecer. Pelo cardápio pobre em vitaminas e proteínas, Rosa talvez sofra de deficiência nutricional."

3 comentários:

  1. Bela foto e parabéns a Nanda pelo texto. Nós jornalistas conhecemos cada história que por vezes nos colocamos no pedestal da insensibilidade, na posição da inutilidade de poder contribuir com tanto sofrimento de pessoas que são nossos personagens em matérias. Por outro lado a matéria é uma forma de ajudar, contribuir. Parabéns irmão...

    ResponderExcluir
  2. belo texto de Nanda e belas imagens de vc!!! parabéns para ambos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Chocante! Lindo texto e lindas imagens! Abração!

    ResponderExcluir