03 março 2011

Um paraíso iluminado












O caminho de acesso não é o mais convidativo. A estrada de chão interminável e cheia de buracos faz com que a maioria desista. Mas quem busca o local conhece a situação, e para eles a aventura apenas está começando.
Construído há 120 anos,o Farol de Santa Marta guarda marinheiros e atrai turistas de todas as partes do mundo em busca de agito, ondas perfeitas, lendas e tradições. No Cabo, 10 praias oferecem condições para o surfe e uma tribo alto astral no verão.
À noite, bares como Tribo e Boi Cago têm músicas ao vivo, reggae, hip-hop e samba-rock. Sinuca e, claro, bons filmes de surfe.Um local paradisíaco escondido numa vila de pescadores onde a tradição ainda permanece e a renda dos moradores, em sua maioria, é da pesca e do aluguel de imóveis.
Na maioria dos restaurantes, a comida ainda é barata e caseira. O tradicional feijão com arroz e peixe é o mais apreciado, com um preço acessível. Pousadas, hotel e campings recebem bem, mas, para conhecer melhor a tradição do local, o ideal é alugar a casa de um pescador.

A impecável higiene e a hospitalidade apontam para uma descoberta e uma amizade duradoura.
Na pequena comunidade, não existem agências bancárias. A maioria dos locais de alimentação e hospedagem aceita cartões, mas não deixe de se prevenir levando uma quantia boa em dinheiro.
Guardar uma tarde para ouvir dos pescadores as lendas num dos barracos na Praia do Cardoso é certamente irrecusável. Uma delas é sobre a capela. Dizem que um capitão teria naufragado próximo do cabo. Direcionou o barco para a luz do farol e prometeu que se sobrevivesse construiria uma capela. Ela foi feita,e aqueles que casam na pequena e aconchegante construção, reza a lenda,nunca mais se separam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário