17 maio 2011

Pesca da tainha...









Amauri Barbosa, 59 anos, ao sair de casa para ir em busca de tainha recebeu o alerta da esposa. _Vai sair para que? Não tem peixe. Mesmo com o comentário negativo pegou a bicicleta e pedalou por mais de uma hora em direção ao barracão da praia do Campeche. O vento sul e o frio intenso indicavam que o dia seria de pesca. Chegou no local e com os outros pescadores foi dar uma volta pela praia com um amanhecer carregado de nuvens pesadas e sem ninguém na faixa de areia. A constatação não foi a melhor. O mar não dava condições para o barco sair em busca da tainha no segundo dia da liberação.


Para espantar o frio e a ansiedade jogam dominó e colocam a conversa em dia ao redor do fogão. A canoa com mais de 80 anos está pronta com a rede dentro do barracão. Durante a caminhada avistaram uma embarcação, que segundo eles estava em local proibido, Capturavam isca viva para a pesca de atum. _Onde trabalham atrapalha a nossa pesca porque espantam os peixes. Deveriam estar descansando_ alerta o pescador Getúlio Manoel Inácio, 60 anos.
Para ele outro problema é a pesca clandestina e a feita nos costões. _Temos que ter uma maior fiscalização para eliminar estas ações que prejudicam quem trabalha com a pesca_.


A expressão demonstra ansiedade e vontade de trabalhar. Pescadores afirmam que o peixe existe. Profissionais do mar do sul do estado, em Passo de Torres, avistaram cardumes. Em Garopaba e na praia nos Ingleses, no norte da ilha de Florianópolis, uma pequena quantidade já foi capturada no domingo mas ainda insignificante. Nos Ingleses capturaram ontem mais 500 quilos. _Ainda não é o que estamos esperando. Tudo está perfeito para pegarmos uma boa quantidade. Falta apenas o mar cooperar com a gente_ afirma o presidente da Fepesc, Ivo da Silva.



Liberação causa polêmica






A liberação para a pesca de tainha para o setor industrial feita pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na tarde de ontem levantou novamente discussões e algumas polêmicas. O limite de 60 embarcações e a contemplação de apenas uma embarcação por empresa ou armador deixou a classe insatisfeita.


Novamente o estudo em que se baseou o ministério é questionado pelos profissionais. _Contemplar apenas uma embarcação por empresa é um absurdo. É um prazo curto de de 48 horas para entregar a papelada. Mas o fator mais agravante é limitar uma embarcação por empresa e armador. Vamos perder no mínimo mais cinco dias _reclama o presidente do sindicato dos pescadores de Itajai e Região Sindipi, Giovani Monteiro.


Aproximadamente 40 profissionais foram ao Cepsul na tarde de ontem cobrar uma resposta da entidade._ Fomos ao Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) cobrar os estudos apresentados para estabelecer estes critérios. Vai haver uma grande mobilização para contemplação de no mínimo os que operaram no ano passado O requerimento devera ser protocolado na sede do ministério em Brasilia até amanhã (quarta-feira) acompanhado de cópia do Certificado de Registro de Embarcação e respectiva autorização para a pesca de sardinha-verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário